Termos Comuns (Dota)

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LANES
São os caminhos que saem das 3 entradas das bases. De 30 em 30 segundos, saem creeps para que possa adquirir exp e dinheiro

TOP LANE: É o caminho que fica no topo do mapa (esquerda superior). O lugar que mais vulnerável para a Radiant, e mais segura pra Dire, por ter fogs de alto nível e várias áreas de escape. Por ser difícil conseguir Gold e Exp nessa lane (para a Radiant), geralmente quem começa nessa lane são os heroes que não precisam de muito farm (supports, etc).

MID LANE: É o caminho do meio do mapa. Um caminho mais direto que se pode chegar na base do inimigo, porém, o mais vulnerável para se tomar Ganks, assim como um lugar que possui várias áreas de escape e alto nível de fogs. Geralmente é onde os gankers começam, para que possam pegar level rápido e ajudar as outras lanes.

BOT LANE: É o caminho baixo do mapa (direita inferior), um lugar que possui várias áreas de escape e alto nível de fogs, assim como o Top. Geralmente a maioria dos carriers costumam ir (para a Radiant), por ser uma lane recuada e de fácil farm.

*Para a Dire, o top é a lane recuada e o BOT é a lane avançada para a DIRE.

GANK
Ato do jogo em que os players se reúnem para matar heróis inimigos e /ou levar as lanes.

FARM
É chamado de farm a ação de matar creeps para que se possa adquirir dinheiro e exp.

JUNGLE
Jungle é onde se situam os neutrals creeps, que são monstros neutros, ou seja, não são de nenhum time expecifico, qualquer um pode matá-los. Ao matá-los, você adquire Exp e Gold.

STACK
É o ato de se acumular neutral creeps em algum camp. Isso serve para que outros heróis mais fortes possam farmar e também pode ser usado antes do Pull para que, após o Pull, não sobrem muitos de seus creeps, mantendo a lane recuada.

PULL
Pull é o ato de puxar os neutrals creeps da jungle para a lane para que seus creeps sejam levados para a jungle e a sua lane seja forçada a avançar pelos creeps inimigos. (Tome cuidado para não perder a torre)

FOG
Fog é a parte escura do mapa, onde você ou nenhuma unidade aliada tem visão. A área de visão varia do dia para a noite, e de herói para herói. As fogs também são geradas por árvores (bloqueando a visão a frente) e também por níveis de elevação. Você pode utilizá-las (correr entre as árvores, subir em terenos elevados, etc) para driblar heróis inimigos para que não consigam usar skills ou lhe atacar.

ROSHAN
The "boss", um monstro situado em um local separado de level alto, que ao matá-lo você adquire exp e dinheiro e um item (Aegis of the Immortal) que lhe deixa morrer uma vez sem consequências, fazendo com que você renasça em 5 segundos com HP e Mana cheio.

GOLD
Ao decorrer do jogo você obtém de diversas formas. Você ganha 1 de gold a cada 0.8 segundos passivamente. Outra maneira de se ganhar é matando creeps, neutrals creeps ou heróis inimigos.

SHOP
O shop é onde se compra os itens, que possibilitam melhor performance no jogo.

SIDE SHOP
São shops que se encontram em um canto do bot e no top.

SECRET SHOP
É o shop secreto, que fica afastado das duas bases e contém itens raros (e necessários para fechar alguns itens).

ITENS
Itens lhe dão stats para melhorar sua performance no jogo. Existem itens que são melhores para alguns do que para outros. Os itens, muitas vezes, dependem de partida para partida.

EARLY GAME
É o começo do game, onde a organização e o farm são mais importantes.

MID GAME
É o meio do game, ganks e farms são importantes para definir o final do jogo

LATE GAME
É o fim do game, geralmente quando o jogo está prestes a acabar e os heróis tem itens de alto nível.

HEROES
Heroes são os personagens que são escolhidos e controlados pelos players, cada herói possui uma habilidade diferente e tipo diferente de jogo. Eles tem diferentes classes e funções no jogo:

CARRIER: Carriers são heróis que vão carregar o jogo, ou seja, heróis que terão mais dano e com habilidades que lhe dão vantagem para poder matar facilmente os heróis inimigos.

GANKER: Gankers são heróis que tem habilidades que proporcionam mais facilidade para obter um gank melhor.

PUSHER: Heróis que possuem habilidades que permitem que eles consigam levar as lanes com mais facilidade e rápido.

SUPPORT: São os menos notados, porém, os mais importantes no jogo.Os supports são aqueles que vão auxiliar os outros heróis do time. Um support deve comprar wards, morrer pelo time (se necessário), curar o time, dar mana para o time e muita das vezes morrer para mante-los vivos.

INITIATOR: São heróis que permitem que se inicie uma teamfight com estilo, fazendo com que o time possa começar a batalha com vantagem.

TEAMFIGHT
É o ato que os diversos players se reúnem para batalhar (de grande importância para definir o jogo).

POSICIONAMENTO
Não é um fator do jogo, mas é algo que acaba com todo o time se alguém não souber o seu lugar. Portanto, manter a calma e saber o que fazer é a melhor solução.

RUNAS
São pequenos orbs que nascem de 2 em 2 minutos de jogo (se utilizados). São encontradas em 2 lugares do rio que cruza do Top ao Bot: uma perto do top e outra perto do bot. Existem 5 tipos de runas com efeitos diferentes. Tais efeitos são de grande ajuda.

RUNA DE DOUBLE DAMAGE: Quando ativada, lhe proporciona +100% (dobro do seu ataque base, não conta o ataque adicional) de dano por 45 segundos. Amplifica apenas o dano físico de seu herói, e não de skills.

RUNA DE INVISIBILITY: Quando ativada, permite que o herói fique invisível para os inimigos durante 45 segundos. Ao usar alguma magia ou atacar algo você será revelado.

RUNA DE REGENERATION: Quando ativada, regenera mana e vida até o máximo ou durante 30 segundos. O efeito é quebrado quando toma qualquer tipo de dano.

RUNA DE ILLUSION: Quando ativada, são criadas duas ilusões do player que a ativou. As ilusões tem o dano de 50% do herói original e recebem 400% do dano recebido.

RUNA DE HASTE: Quando ativada, lhe proporciona a velocidade de movimento máxima (522) por 30 segundos. Não há como quebrar o efeito.

CREEPS
São seus "soldados" que não necessitam ser construídos por você. Sua própria base faz com que eles saiam de 30 em 30 segundos de cada lane. Ao matá-los você ganha exp e gold. A cada 7 waves de creeps, uma catapulta (Siege Creep) aparece junto aos creeps

LAST HIT
O ato de dar o último dano em alguma unidade. Isso é feito em creeps para ganhar a recompensa em gold que ele proporciona.

EXP
Exp é algo que você acumula para aumentar de level.

SKILLS
Cada herói ganha um ponto para aumentar suas skills a cada level. São 3 skills com 4 leveis cada, e um Ultimate que possui 3 leveis (adquiridos no level 6,11,16). Existem 4 tipos de skills:

TARGET: São skills que são ativadas ao selecionar um alvo (há restrições de alvo em algumas skills).

PASSIVAS: São skills que não tem necessidade de ativá-las, pois são ativadas automaticamente sob as condições impostas nela.

ÁREA: São skills que são ativadas ao selecionar uma área de efeito (AOE).

ATIVÁVEL: São skills que são ativadas instantaneamente ao você clicar / apertar a hotkey, sem precisar clicar em alvos.

AOE
Área de Efeito (Area of Effect)

HARASS
É o ato de você atacar o seu inimigo (na fase de lane) para impedir que ele consiga creepar.

NUKE
Danos mágicos em geral.

HEAL
Cura.

COURIER
Courier é uma unidade usada para transporte de itens. Ele pode ser comprado no shop e pode carregar até 6 itens consigo. É algo essencial para o time, já que você deve evitar ao máximo o retorno à base.

ANCIENT
É o 'coração' de cada base. Ao destruí-lo, você ganha o jogo.

STUN
O Stun é um efeito de atordoamento ao adversário. Quando você causa um Stun, você deixa o inimigo imóvel e sem poder usar skills, items ou atacar.

TP
Teleport Scroll (Item); o ato de se teletransportar

DPS
Damage Per Second (damage por segundo)

CHANNELLING / CHANNEL
Se em alguma skill estiver "channeled", significa que você precisa ficar parado (não poder atacar, se mover, ou usar outras skills ou itens) durante o período de efeito da skill.

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